“Os empresários que não valorizam treinamentos e desenvolvimentos acabam se confrontando com o baixo nível de capacitação da sua empresa, e portanto seus resultados se tornam inferiores e pouco competitivos.”
Quando falamos em treinamento em algumas empresas, vem logo o questionamento: Treinar para quê? Esta pergunta parte tanto do colaborador quanto do empresário, que muitas vezes tem medo de preparar o empregado e perdê-lo para o mercado, porém quando a empresa é atrativa e tem um bom alinhamento de objetivos, isso não ocorre.
Todos treinam o seu pessoal para que se enquadrem nas normas e regras de sua empresa, e acima de tudo para aumento de competitividade. Muitas vezes isso é realizado sem metodologia adequada e de forma arbitrária, o que pode acarretar perdas financeiras e humanas.
O treinamento efetuado com planejamento e metodologia eficaz proporciona vantagens como:
- Possibilidade de análise das necessidades da empresa;
- Definição de prioridades setoriais;
- Caracterização dos tipos de desenvolvimento de pessoas;
- Elaboração de plano de capacitação de profissionais.
É importante enfatizar que quando vamos treinar um ou mais colaboradores o seu aprendizado será um bem principalmente para ele e depois para a empresa, e que através disso ele estará aprimorando seu desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional.
Texto adaptado da consultora Rosimeire Bertot – TOTAL CONSULTORES ASSOCIADOS.