A sua técnica te levará a gestão. E o seu comportamento?

Já ouvi alguns profissionais se queixando de que colecionam importantes certificações no currículo, mas ainda não conseguiram ser alçados a um cargo de comando. Eu, particularmente, valorizo colaboradores preocupados com a atualização constante e os que conhecem a operação da empresa, mas preciso admitir que apenas conhecimento técnico não elege as pessoas para um cargo de gestão. É preciso muito mais!

Em um processo seletivo para um cargo de líder, os empregadores esperam que o candidato:

  1. Saiba se comunicar – Hoje, os profissionais têm muita necessidade de serem ouvidos e saberem os objetivos das ações. Então, na posição de líder, é preciso ser capaz de estabelecer diálogos claros, objetivos e estruturados com fortes argumentos. Isso vale quando você for transmitir uma ideia, delegar uma ação, dar feedbacks, conduzir uma reunião, redigir um e-mail ou em outro momento de comunicação. Não deixe o interlocutor com dúvidas sobre o que você deseja comunicar. É sempre válido verificar a compressão da mensagem.
  2. Estabeleça bons relacionamentos – Respeite todas as pessoas, independentemente do nível hierárquico que ela ocupe ou das diferenças que vocês tenham, seja com relação a posição social, gênero, preferências, ideias ou crenças. Os profissionais buscam líderes nos quais possam se inspirar, do contrário a tendência é que se desliguem da companhia ou busquem transferência para outra área. Essa boa prática faz um bem enorme para a harmonia do grupo. Além disso, considere que os organogramas das empresas são muito rotativos, fazendo com que você não saiba quem será o seu chefe amanhã.
  3. Tenha equilíbrio emocional – É fundamental que você reaja à pressão ou aos contratempos de maneira que as suas emoções não causem pânico nas pessoas que estão à sua volta. Como digo sempre, diante de situações desafiadoras é preciso pensar com a cabeça e não com o estômago. Para melhorar essa habilidade, procure ter mais atenção aos próprios sentimentos diante de diferentes situações e busque mecanismos para lidar com eles de uma maneira mais racional. Nem sempre acontecimentos podem ser controlados, mas a forma como lidamos com eles está em nossas mãos.
  4. Demonstre abertura para o diálogo – Ninguém é dono da razão. Às vezes, o ponto de vista de outra pessoa complementa o seu ou muda completamente sua percepção sobre uma situação. E, isso não é demérito. O ruim é ser resistente às opiniões alheias e oportunidades de crescimento ou a adesão a novas ideias. Para treinar essa habilidade, procure manter sua avaliação no ponto de vista do outro e não na pessoa que o apresenta, deixando de lado a necessidade de ter sempre razão. Caso chegue à conclusão de que sua opinião é o melhor caminho, apresente isso com humildade.
  5. Apresente comprometimento com prazos e qualidade – Dificilmente você chegará a um cargo de gestão se não conseguir administrar a execução das tarefas do seu dia de maneira organizada, sem comprometer o resultado dos negócios. Para treinar essa habilidade, sempre que receber convocação para um projeto procure entender o objetivo dele, quais ações estarão sob a sua responsabilidade e o que esperam sobre o seu desempenho. Com essas informações em mente, cumpra prazos e tenha atenção para a qualidade das entregas. Faça disso seu padrão de trabalho.

As habilidades comportamentais que citei são importantes em todos os estágios da carreira, então minha recomendação é que você comece a praticá-las agora. Espero que elas ajudem tanto na vida pessoal quanto profissional.

Aqui neste Blog, você encontra outros artigos sobre carreira, gestão e mercado de trabalho. Também é possível ter mais informações sobre os temas na Central do Conhecimento do site da Robert Half.

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half 

Powered by WPeMatico