Estas empresas cuidam da sua saúde e da felicidade de seus funcionários

Quem trabalha no Hospital Unimed Sul Capixaba sabe que a crise econômica existe, mas lá fora. Dentro das dependências da empresa, enxerga-se mesmo o crescimento. Em julho do ano passado, iniciou-se a construção de uma segunda unidade, que terá 122 leitos (ante os 100 atuais). O novo hospital, ainda sem previsão de inauguração, deverá empregar ao menos mais 200 pessoas. Uma vez contratado pela empresa, o funcionário tem acesso a treinamentos de desenvolvimento pessoal e ascensão profissional, definidos no chamado Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), estruturado após a avaliação de desempenho. Anual, esse processo segue o modelo 360 graus. Independentemente do cargo, o colaborador faz autoavaliação e análise de pares, superiores e subordinados. No ano passado, a Unimed Sul Capixaba efetivou 66% dos estagiários. Uma crítica que eles fazem, porém, é o fato de o estágio não oferecer a oportunidade de job ­rotation entre as diferentes áreas. “Apresentei essa sugestão para a empresa, mas ainda não obtive retorno”, conta um jovem. Para os gestores, é preciso, ainda, rever o plano de carreira de forma que fique mais claro e transparente para os funcionários. | unimed.coop.br/web/sulcapixaba | Visita: Ursula Alonso Manso, em Cachoeiro de Itapemirim (ES)


PONTOS POSITIVOS

O plano de saúde é tido como o benefício mais importante entre os oferecidos pelo hospital. eles também comemoram o vale-alimentação em dobro no ano passado, que funcionou como um bônus de Natal.


PONTOS A MELHORAR

a empresa afirma ter programa de preparação para a aposentadoria, mas funcionários do operacional e gestores o desconhecem — até os que estão a dois anos da aposentadoria não sabem de sua existência.


UNIMED SUL CAPIXABA

com obras em vários departamentos, aumento do restaurante e inauguração de uma farmácia comercial”, diz um funcionário. Embora o impacto da crise não tenha sido tão grande, o hospital registrou um crescimento mais lento. “Mas não houve problemas de faturamento porque muitos dos atendimentos são de Unimeds de outras localidades”, afirma Miguel Soeiro Filho, diretor do hospital. O turnover também aumentou por causa da inauguração de um hospital público nas proximidades. “Registramos a saída de alguns profissionais, principalmente enfermeiros que buscavam movimentação de carreira, mas já estabilizamos o turnover. E alguns que saíram já pediram para voltar”, afirma Luciana Ribeiro de Lara, responsável pelo RH. Para evitar surpresas, o investimento em desenvolvimento dos profissionais aumentou e inclui agora a contratação de um coach para a liderança e a continuação de um processo de sucessão que permite aos gestores indicar profissionais de outras áreas para participar de treinamentos. | unimedsorocaba.coop.br Visita: Mariana Amaro, em Sorocaba (SP)


PONTOS POSITIVOS

Clima, facilidade para investimento em educação e infraestrutura adequada são pontos altos. Os gestores citam ainda acessibilidade à liderança, autonomia e desafios como aspectos positivos.


PONTOS A MELHORAR

A ausência de uma área de descanso, de ônibus fretado e de um programa de ideias de melhoria são queixas antigas dos profissionais. O acúmulo de trabalho em algumas áreas também é motivo de reclamação.


UNIMED PORTO ALEGRE

Além das frequentes pesquisas de satisfação, a Unimed Cascavel conta com um comitê responsável por avaliar o clima organizacional. A manutenção do bom ambiente de trabalho é coisa séria: a gestão do clima é uma meta estabelecida, que faz parte dos indicadores da área de recursos humanos. Uma vez por ano, a empresa promove pesquisas para mensurar a qualidade de vida e o nível de estresse de seus colaboradores, que ganham folga no dia do aniversário. Os funcionários do operacional participam da definição de suas metas individuais, traçadas num consenso com os coordenadores das áreas. Já as metas organizacionais são estipuladas apenas pelos gestores. Também cabe aos líderes elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de seus funcionários e apresentar, todo início de ano, um levantamento das necessidades de treinamento de suas equipes, indicando cursos que podem ir de Excel a oratória. A Unimed Cascavel oferece auxílio-educação a todos que tenham pelo menos um ano de empresa e queiram frequentar palestras, cursos de idiomas, gradua­ção ou pós com aplicabilidade na cooperativa. Nesses casos, a empresa arca com o valor máximo de 200 reais por mês. | unimed.coop.br/web/cascavel | Visita: Tatiana Vaz, em Cascavel (PR)


PONTOS POSITIVOS

A empresa conseguiu aumentar sua carteira de clientes durante a crise, o que mantém os funcionários motivados. Em 2019, eles deverão participar da elaboração de um código de conduta e ética próprio.


PONTOS A MELHORAR

O sistema que registra e acompanha sugestões de melhoria não funciona bem para os funcionários do operacional quando a ideia envolve várias áreas, pois falta uma comunicação mais eficiente entre elas.


UNIMED PATO BRANCO

A direção da Unimed Pato Branco se preocupa com o que seus funcionários têm a dizer. Em 2017, uma equipe usou o e-mail, que funciona como canal direto de comunicação com a diretoria executiva, para enviar reclamação formal sobre a postura de uma coordenadora. Depois de ser chamada para uma conversa, a gestora passou por um programa de coaching de liderança, posteriormente estendido a todos os coordenadores. Para os demais empregados, há cursos a distância sobre cooperativismo, oferecidos pela Unimed Brasil, e aulas presenciais, que acontecem no horário de trabalho, para desenvolver competências como comunicação e relacionamento interpessoal. Além disso, a empresa oferece subsídio para educação, que paga até 50% da mensalidade. E, no caso de funcionários que cursam graduação, extensão ou pós, há um dia de folga por ano para se dedicar aos estudos e se preparar para as provas. O chamado Grupo Permanente de Melhoria da Qualidade tem a participação de seis empregados, não líderes, que analisam inovações, mudanças e processos de qualidade, como uma auditoria interna na empresa. Cabe a esse grupo também validar ideias e sugestões apresentadas pelos funcionários. | unimed.coop.br/web/patobranco | Visita: Tatiana Vaz, em Pato Branco (PR)


PONTOS POSITIVOS

Há folga no dia do aniversário do colaborador e, para aqueles que completam dez anos na empresa, as férias somam 45 dias. Mesmo na crise, a empresa seguiu contratando e inaugurou uma clínica de oncologia.


PONTOS A MELHORAR

Embora atue no ramo da saúde, a companhia não oferece check-up completo aos funcionários. Também não há um código de conduta e ética próprio — A cooperativa adota o modelo padrão da Unimed Brasil.


UNIMED VITÓRIA

A Unimed Vitória vem, desde 2016, pedindo ideias e sugestões e mobilizando suas equipes para eliminar desperdícios e enxugar custos, como o de energia elétrica, diante da crise. Graças aos bons resultados colhidos com a ação, a empresa não só manteve os empregos de seus colaboradores como também ampliou os benefícios. O auxílio-creche, que antes só vigorava até os 6 meses do filho do funcionário, foi estendido para 24 meses e seu valor aumentou. Além disso, a operadora passou a oferecer plano de previdência privada, em que o funcionário pode contribuir com o teto de 6% do salário, com a empresa dobrando o percentual. Outra novidade de 2017 foi a criação da área de inovação, que passa a gerir o programa de ideias da Unimed Vitória, com concessão de vales-presentes e bolsas de estudo. A expectativa para 2019 é que esteja concluída a revisão do plano de cargos e salários, que vai impactar diretamente o plano de carreira, o que também poderá ser uma boa notícia. “Hoje, as trilhas para os profissionais não são muito claras”, observa um funcionário do operacional. Na prática, a ­ascensão a cargos altos acaba acontecendo de maneira pouco transparente. | unimedvitoria.com.br |
Visita: Ursula Alonso Manso, de Vitória (ES)


PONTOS POSITIVOS

Os recém-chegados à empresa são acompanhados por um tutor durante três meses, quando passam pela primeira avaliação. A operadora conta com grupos para controle de ansiedade, estresse e tabagismo.


PONTOS A MELHORAR

Funcionários do operacional dizem que não são convidados a debater a construção do planejamento estratégico. a revisão do código de conduta e ética também foi feita sem participação dos times.


UNIMED CURITIBA

As metas da Unimed Curitiba são construídas de forma participativa. Gestores e não gestores são convidados para a reunião estratégica, na qual todos têm liberdade de questionar as metas propostas — e a diretoria da cooperativa leva em consideração os diferentes pontos de vista. O programa Café com Prosa também promove a interação entre diretores, superintendentes e o pessoal do operacional. O evento consiste em um café da manhã fora da empresa, realizado em um hotel da cidade, quatro vezes ao ano. Os colaboradores se inscrevem e são sorteados para participar. A aproximação com os funcionários se estende ao programa RH Perto de Você, em que a área de recursos humanos comparece às unidades da companhia para escutar os empregados. Por outro lado, a comunicação interna do dia a dia, feita por e-mail, é alvo de críticas, uma vez que muitas equipes trabalham no atendimento ao público. Entre os benefícios oferecidos pela cooperativa está o subsídio para educação, que paga até 70% da mensalidade de cursos presenciais ou a distância, desde o nível fundamental até o mestrado. Para pleitear a bolsa de estudos, o curso tem de estar relacionado à área em que o colaborador trabalha na Unimed Curitiba. | unimedcuritiba.com.br | Visita: Tatiana Vaz, em Curitiba (PR)


PONTOS POSITIVOS

Todos os colaboradores têm direito a um dia de folga no mês do aniversário. A companhia patrocina curso de voluntariado para seus funcionários e libera a realização das atividades no horário de trabalho.


PONTOS A MELHORAR

Apesar de existir um sistema de avaliação de desempenho formal, o operacional acredita que prevaleçam critérios subjetivos na hora de preencher as poucas vagas que aparecem na empresa.


CENTRAL NACIONAL UNIMED

| centralnacionalunimed.com.br Visita: Renata Costa, em São Paulo (SP)


PONTOS POSITIVOS

O RH sempre dá feedback aos candidatos que se inscrevem no recrutamento interno, inclusive aos que não são selecionados. A folga durante o dia do aniversário, disponível para todo o quadro, agrada.


PONTOS A MELHORAR

A equipe operacional não tem margem para negociar as metas estratégicas, embora possa discutir como atingi-las. A instituição não conta com uma área específica de gerenciamento dos processos de trabalho.


HOSPITAL UNIMED VITÓRIA