Reter funcionários é a principal preocupação do RH em 2016

Convencer os funcionários a não deixarem a empresa é a principal preocupação dos gestores de RH no Brasil em 2016, segundo pesquisa divulgada pela rede social focada nas interações profissionais, o LinkedIn.
O estudo ouviu 3.894 recrutadores de todo o mundo, 231 deles no país, entre agosto e setembro. A retenção de pessoas foi citada por 42% dos entrevistados como uma das prioridades para os próximos 12 meses. Em seguida, vêm o recrutamento de talentos altamente qualificados (33%) e a melhoria da qualidade das contratações (31%).
As promoções internas, que ajudam a solucionar problemas de retenção, entretanto, não aparecem como importantes. Na maioria das companhias (34%), as ascensões internas são conduzidas caso a caso.

recursos-humanos
De acordo com os dados levantados, tanto o volume de contratações quanto o orçamento das companhias para recrutar profissionais cresceram em ritmo menor em 2015. Enquanto no ano passado as contratações das empresas subiram 56% e os orçamentos 39%, em 2015 os aumentos foram de 36% e 34%, respectivamente.
Com menos dinheiro para investir, elas enfrentam mais dificuldades na hora de recrutar: a remuneração foi citada por 55% dos respondentes como um obstáculo para atrair novos funcionários, e a concorrência, por 35%.
A localidade da organização também foi mencionada como um problema por 23% deles.

Retirado e adaptado do texto do Marcelo Spatafora, do site EXAME.com