Programa de Desenvolvimento da Educação Municipal (PRODEM)

O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL – PRODEM objetiva implementar ações voltadas para melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, por meio de um estudo da realidade, da formação continuada dos trabalhadores da educação e avaliação de desempenho, cujas ações se constituem em importantes ferramentas para o alcance das metas relativas ao IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Para tanto, o Programa é composto por três Projetos específicos que se complementam, o Projeto Marco Zero, o Projeto de Formação Continuada dos Profissionais da Educação e o Projeto de Valorização e Avaliação de Desempenho, cujas características são:

• Projeto Marco Zero

Diagnóstico educacional com a descrição da situação das escolas, professores e alunos de cada etapa ou modalidade de ensino, com dados quantitativos e caracterização qualitativa, apontando problemas, dificuldades, perspectivas, avanços e retrocessos da Educação Básica do Município.

• Projeto de Formação Continuada

Desenvolvimento profissional dos agentes da educação básica do município, numa perspectiva de formação continuada, com vistas à valorização humana e funcional e consequente melhoria do processo educacional no município.

• Projeto de Valorização Profissional e Avaliação de Desempenho

Implementar sistema de avaliação de desempenho dos docentes e dos demais profissionais da educação, integrado à avaliação das escolas, levando-os ao auto crescimento, à eficácia do ensino e à melhoria do desempenho do trabalho de modo geral.

Objetivo Geral

Investir nos profissionais da educação com programas de valorização, que viabilizem a formação profissional inicial e continuada dos trabalhadores da educação e a melhoria das condições necessárias ao pleno desenvolvimento das funções exercidas.

Objetivos Específicos

Elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como consequência da melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, por meio da implementação do Plano de Valorização dos Profissionais da Educação

Fornecer base para a melhoria de ensino, através da avaliação do desempenho produtivo e do crescimento profissional do professor e dos demais profissionais da educação, integrado à avaliação das escolas.

Realizar levantamento de dados municipais para a construção do diagnóstico da Educação no momento atual, com vistas a promover a intervenção dessa realidade por meio de ações formativas que maximizem os índices positivos e revertam positivamente os índices negativos.

Possibilitar formação continuada que assegure o desenvolvimento pessoal e profissional, com o aprimoramento
dos conhecimentos e dos métodos pedagógicos que facilitem e maximizem resultados positivos do processo ensino aprendizagem.

Rua Itaquice, nº 36, qd 01, Ipem Calhau - Bairro Calhau - São Luís - MA CEP: 65071-400
Fone: (98) 3235 0594 / 3268 7426
Copyright © 2015 - todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mídia Marketing [ ]