Romance no escritório cresceu com o trabalho remoto, mostra pesquisa

O retorno para o regime presencial que vem acontecendo no mercado de trabalho mundo afora promete trazer algumas surpresas aos reencontros – como descobrir que dois colegas de trabalho engataram um romance enquanto todo mundo estava de home office.

Pois é: na pandemia, os relacionamentos entre profissionais que trabalham juntos aumentou. Em janeiro deste ano, uma pesquisa da Sociedade de Gestão de Recursos Humanos dos Estados Unidos (SHRM) descobriu que 33% dos trabalhadores americanos estão ou já estiveram envolvidos amorosamente com algum  colega de trabalho. No começo de 2020, eram 27% – um aumento de 6% em apenas dois anos.

À primeira vista, pode parecer estranho, já que passamos a maior parte desse período conversando com os colegas apenas por Zoom. Mas, segundo especialistas, a solidão e a ansiedade que a pandemia causou, especialmente em pessoas solteiras, ajuda a explicar o porquê desse aumento. Para muitos, os colegas de trabalho acabaram sendo os contatos mais frequentes durante o isolamento. Natural que essa combinação tenha resultado em mais relacionamentos amorosos.

O pós-pandemia pode ser, então, um ponto de virada quando o assunto é romance no escritório. Na década de 1990, cerca de um quinto dos casais americanos se conheciam no trabalho¹. Em 2017, esse número já tinha caído para cerca de apenas 10%, enquanto apps como o Tinder cresceram e passaram a dominar a lista.

Preocupações com questões como assédio e os limites éticos de misturar amor e trabalho também ajudaram a diminuir os romances no escritório nos últimos anos. A visão da sociedade quanto ao tema ainda é sensível. Embora uma pesquisa da SHRM tenha descoberto que três quartos dos trabalhadores americanos dizem “não ver problemas em relacionamentos entre colegas de trabalho”, essa visão parece reservada aos outros: apenas 26% estão realmente dispostos a engatar um romance do tipo.

Enquanto isso, 77% daqueles que já tiveram relacionamentos no trabalho responderam que prefeririam esconder o fato dos seus gestores para evitar problemas. Lógico.

¹Disintermediating your friends: How Online Dating in the United States displaces other ways of meeting (2019)

Continua após a publicidade

Powered by WPeMatico