Vida profissional: é preciso navegar em águas turbulentas

“É na tempestade que se conhece o marinheiro”.

Muitas vezes nos deparamos em nossa vida profissional com situações e problemas que parecem ser intransponíveis, gerando aquela sensação de que o fardo é muito maior e mais pesado do que podemos suportar.

Um desafio novo, um projeto grandioso, novas funções e atividades, tudo isso pode surgir de uma hora para outra e gerar na gente uma sensação de medo. Entretanto, apesar de não ser fácil, devemos encarar os desafios que nos são dados como uma oportunidade de nos tornarmos mais fortes e melhores.

Toda oportunidade traz junto um desafio, mas lembre-se que o desafio traz junto uma oportunidade. E para que isso aconteça, trazendo benefícios, é importante que você tenha uma atitude positiva, pois isso será determinante para que o desafio se transforme em oportunidade.

São os problemas e as dificuldades do dia a dia que nos fazem crescer. Lidar com situações novas, difíceis e desafiadoras é que nos torna um profissional melhor e mais experiente. Se considerarmos que a nossa vida profissional é um barco e só ficarmos ancorados no porto, nada de novo acontecerá.

É na tempestade que se conhece o marinheiro, principalmente o bom marinheiro, aquele que está pronto e merece oportunidades de crescimento pois está disposto a enfrentar as tempestades que o mar reserva.

Lembro que quando decidi entrar para a área acadêmica, me tornando um professor, a primeira vez na sala de aula foi muito difícil. Dominar o conteúdo, passa-lo de forma didática, de modo adequado, no tempo certo e para diversas pessoas com expectativas e personalidades diferentes parecia algo impossível. Confesso que na primeira vez quase quis desistir. Achei que jamais daria conta de tanta novidade.

Para um jovem que está começando em qualquer profissão ou mesmo para um profissional que se arrisca em novos projetos, o novo e desconhecido podem causar um certo medo.

Mas o importante é não desistir, enfrentar a tempestade e seguir em frente. Muitas vezes o barco vai chacoalhar bastante e quase virar, mas daí lembre-se de outro provérbio:

“depois da tempestade vem a bonança e a calmaria”.

Colombo jamais teria chegado à América se tivesse medo da tempestade e do desconhecido. E veja no que deu, a história hoje o reconhece como um dos maiores navegadores. E assim é nossa vida…

Retomando à minha própria história, depois de algumas aulas que se apresentavam como tempestade, tudo foi ficando mais calmo, muito mais tranquilo. O mar já não estava assim tão revolto e eu vi que era capaz de navegar e vencer a tempestade. Hoje me sinto um marinheiro muito mais capaz e já consigo navegar muito mais tranquilamente.

Claro que os novos desafios profissionais ainda causam um certo “temor”, mas daí olho para trás e vejo que as tempestades são passageiras e que um mundo novo de oportunidades se abre para aqueles que decidem enfrentá-la, saindo da calmaria do porto.

Jamais deixe de enfrentar os desafios da sua vida profissional. O desafio enfrentado hoje é oportunidade que se abre amanhã.

Saia do porto! Enfrente a a tempestade! Boa navegação!

Por: Patrick Pedreira

Fonte original: https://www.linkedin.com/pulse/vida-profissional-%C3%A9-preciso-navegar-em-%C3%A1guas-patrick-pedreira